quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CAPULANAS



Capulanas é uma Cia de Arte Negra composta por jovens negras e negros de diversos movimentos populares de São Paulo. Nascemos da necessidade e vontade de dialogar com a comunidade e sociedade, sobre nossas descobertas, anseios e perspectivas do que é e tem sido ser negro na sociedade atual.
A proposta da Capulanas Cia de Arte Negra é de fortificar a imagem da mulher negra, para isso nos apropriamos do pensamento da cultura popular, onde todas as artes se fundem: a música, a dança, poesia, artes plásticas, teatro e outros.
A herança da cultura da oralidade para a Diáspora africana, que no Brasil é presente na cultura popular, em evidencia do norte e nordeste do país, é de grande importância na integração do mundo natural, a presença do sagrado e a valorização da memória.
Mulheres africanas e afro descendentes mantém em comum o laço de soberania espiritual sobre seus povos estabelecendo um elo imaginário de ascendência e descendência.

Um comentário:

  1. [blue][b]BANDO DE TEATRO OLODUM N0 SESC VILA MARIANA
    O grupo, formado por atores negros, nasceu no Pelourinho em 1990 e já produziu cerca de 20 espetáculos de teatro e atuações no cinema e na TV. Apresenta, nesta mostra, espetáculos de seu repertório, além de ministrar oficinas de teatro, dança para teatro e música para teatro.
    [orange][b]Cabaré da RRRRRaça
    Dirigido por Marcio Meirelles, o musical, criado em 1997, apresenta o ponto de vista de diversos personagens sobre o que é ser negro no Brasil, discutindo comportamento, religião, sexualidade, profissão, passando por discriminação e posturas políticas. Sua trilha sonora traz diversos estilos e suas coreografias foram criadas a partir das tradições afro e das danças populares contemporâneas.Dia(s) 09/04, 10/04, 11/04 Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 18h.
    [red][b]Ó pai ó
    Montado pela primeira vez em 1992, o espetáculo permanece atual pela síntese que faz do modo de ser e sobreviver dos moradores e freqüentadores do histórico bairro do Pelourinho. O nome deriva da expressão popular das ruas de Salvador, uma corruptela de 'Olhe para isso, olhe'. A realidade do Pelourinho Antigo é apresentada através de personagens que dividem o ambiente de um pequeno cortiço, tendo que enfrentar a intolerância de Dona Joana, a religiosa proprietária.Dia(s) 16/04, 17/04, 18/04 Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 18h.
    [purple][b]Áfricas
    Repleto de músicas, cores e danças, o espetáculo infanto-juvenil traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Entre os contos selecionados pela diretora, Chica Carelli e elenco, está o da Criação do Mundo, que narra a aventura de Oxalá, enviado por Olorum para criar os recursos da terra e o homem, obra mais difícil.Dia(s) 17/04, 18/04 Sábado, às 15h30; domingo, às 11h.

    ResponderExcluir